![]() |
![]() |
![]() |
|
![]() |
Artigos > Áreas Biológicas > Áreas Exatas > Áreas Jurídicas > Áreas Humanas Ensino Superior Publicações Links |
Apresentação No campo das múltiplas dimensões da prática pedagógica(professor, aluno, metodologia, avaliação, relação professor e alunos, concepção de educação e de escola), as características conjunturais e estruturais da sociedade são fundamentais para o entendimento da escola e da ação do professor. Na esfera do cotidiano escolar e das reflexões conjunturais, a gestão democrática da escola e processos participativos são elementos fundantes para o repensar da prática pedagógica. Dependendo da porosidade existente nas relações direção, supervisão, professores, comunidade local e comunidade escolar, haverá um gestão mais propícia(ou menos propícia) ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e neles a reflexão sobre o projeto político pedagógico da escola. Construir uma prática eficaz na atualidade pressupõe a realização constante de um exercício dialógico buscando uma educação não compartimentada, desvinculada e isolada da vida. Requer refletir sobre a prática docente, a começar pelo planejamento, desde a definição dos objetivos, escolha de conteúdos, metodologia, utilização de recursos, avaliação, etc... Isso permite realizar uma prática consciente e mapeada, tornando-se reflexiva, responsável e consistente. Um dos desafios presentes no projeto universidade virtual refere-se ao desenvolvimento da participação, no sentido de que todos estejam à vontade para falar; a idéia de liberdade e criatividade comporta relações democráticas, que por sua vez forma a escola do sujeito(Touraine, 199). |
Av. das Araucárias 5129 - Bairro Tomáz Coelho - Araucárias - PR (41) 3552-1300 © 2010 - INESUL - Araucárias - Todos os Direitos Reservados |